Decoração       Moda       Eventos       Gourmet       Viagens       Dicas

12 de maio de 2015

OS LINDOS PAINÉIS DE AZULEJOS TROPICAIS DE VIANNITA BARCELOS

Vocês sabem o significado da palavra AZULEJO ?
 A palavra AZULEJO vem do árabe alzuleicha, e significa pedra polida ou cintilante.
 Usados na arquitetura islâmica como revestimento de fachadas ou pisos, é uma das expressões artísticas mais originais de Portugal; os azulejos foram trazidos para a Península Ibérica pelos mouros. No Brasil, a maior parte da azulejaria é de origem portuguesa e, a partir do século 17, intensamente usados em igrejas, palácios e palacetes.
 Após cair em desuso como expressão artística, for resgatado por Le Corbusier no início do século 20, que percebeu sua possibilidade artística usada na arquitetura. A partir daí, arquitetos como Affonso Reidy, Lúcio Costa e Niemeyer e artistas plásticos como Djanira, com o painel Santa Bárbara; ou Portinari e seus painéis no Palácio Capanema retomaram o valor desta arte milenar. 
Agora já sabendo o que ele significa, vão poder conhecer e apreciar o trabalho desenvolvido pela artista plástica VIANNITA BARCELOS, uma apaixonada pela pintura em porcelana que, depois de trabalhar com vários suportes, chegou ao azulejo, sua paixão.
Em 2012, VIANNITA se mudou para Estoril, em Portugal, para um curso de formação na arte da azulejaria portuguesa e dois anos depois realizou sua primeira exposição, com a coleção Brasil Portugal, formada por releituras de painéis de azulejos do século 18.
E na volta ela conhece o arquiteto CHICÔ GOUVÊA e foi " amor à primeira vista " : ela queria “tropicalizar” sua arte e ele, apaixonado por azulejaria e pelo trabalho da artista plástica, tinha ideia de passar para este suporte sua marca registrada: O olhar sobre o Brasil, sua flora, fauna, história... 
“Foi um feliz encontro. Eu já pensava em aproximar o meu trabalho desse tema e o Chicô me propôs exatamente isso. Passamos horas intermináveis pesquisando imagens, criando conceitos, conversando sobre as coisas brasileiras”, conta VIANNITA.
E o resultado estará em exposição a partir de 16 de maio na loja de CHICÔ, a Olhar o Brasil , em Itaipava. “A abertura será uma tarde mineira. A beleza dos azulejos, música, comidinha brasileira...”, conta o arquiteto. Nas paredes, dois grandes painéis e diversas tiras e colunas com temas como frutas (bananas, abacaxis, cajus...) e pássaros. Painéis com a série portuguesa de VIANNITA também compõem a mostra.
Uma exposição que tem tudo para ser um sucesso! 


 Olhar o Brasil : Estrada União Industria, 10588 – Itaipava. Tel: (24) 2222-6183

VIANNITA E SEU TRABALHO LINDO




5 comentários:

Janeisa Maria disse...

Olá Andrea, eu morei muitos anos em Cascais e em uma visita à Óbidos adquiri um painel de azulejos típico desta arte tão bonita. Hoje decora minha casa de praia em Jurerê e dá um efeito visual maravilhoso.
Pena eu morar longe e não poder conferir esta exposição.
Bjs

Anônimo disse...

Belíssimos!! Abrçs da Verinha

Anônimo disse...

Vianita é talentosíssima sou fã do trabalho dela, parabéns !
Cristiana Renault

Anônimo disse...

Que beleza de trabalho!!!!
Parabéns
Fredy

Adriana Rocha disse...

Muito bonito o trabalho dela!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...