Decoração       Moda       Eventos       Gourmet       Viagens       Dicas

26 de fevereiro de 2015

SENTIMENTOS DO RIO - UM PROJETO QUE VALORIZA NOSSO ARTESANATO

O projeto Sentimentos do Rio, criado há 13 anos pelo artista plástico e designer Cocco Barçante, chega à Candido Mendes de Ipanema. 
Uma parceria entre a universidade e o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, situado na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, inaugura, dia 1º de março (dia do aniversário da cidade) no campus de Ipanema , o Quiosque Sentimentos do Rio, com peças de 30 artesãos, uma exposição e oficinas
O evento comemora os 450 anos do Rio de Janeiro e tem por objetivo divulgar as técnicas artesanais desenvolvidas no estado, além de valorizar e promover a inclusão social no segmento de Design e Artesanato. Com a utilização constante do artesanato na moda, o projeto e desenvolvimento da logística do Quiosque tem apoio de estagiários do Curso de Design de Moda da Candido Mendes, coordenado pela designer Cecília Mendes.
Sentimentos do Rio prestigia o artesanato fluminense, disseminando e fortalecendo a identidade local, por meio de um trabalho realizado em parceria com artesãos e grupos produtivos de todo o estado do Rio de Janeiro. Uma iniciativa que movimenta a economia criativa, promove o desenvolvimento sustentável e otimiza pessoas. Na Candido Mendes, além do Quiosque haverá a exposição Sentimentos do Rio à flor da pele (com os painéis criados com material reciclado e artesanato, e que retratam as cores, as formas, a história e a cultura dos bairros do Rio) e oficinas de artesanato, que acontecerão uma vez por semana em março e abril.
 Serão mostradas técnicas de bordado, patchwork, pintura em tecido, design gráfico no artesanato, crochê e pintura em madeira. As oficinas são gratuitas com 10 vagas em cada turma.
 (maiores informações pelo telefone 2525-1000).
Um projeto bacana que vale a pena ser visitado! 


Oficinas de artesanato:

Bordado, com o grupo Bordado Carioca
Patchwork, com a artesã Alessandra
Pintura em tecido, com Cocco Barçante
Design gráfico no artesanato, com a artesã Elmira
Crochê, com a artesã Thereza Barros
Pintura em madeira, com Alice Correa.


Universidade Candido Mendes : Rua Joana Angélica, 63, Ipanema.

ALGUNS DOS TRABALHOS EXPOSTOS








2 comentários:

Anônimo disse...

Andrea, bom dia!
Parabéns pela repaginada do seu blog.
Ficou maravilhoso como tudo o que você faz. Sucesso sempre

Margareth Poubel disse...

Tudo que enaltece o Rio, é muito bom!!!Cidade Maravilhosa!!!Morro de saudades!!!Bjsss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...