Decoração       Moda       Eventos       Gourmet       Viagens       Dicas

29 de julho de 2013

REFLEXÃO DA SEMANA : TER RAZÃO OU SER FELIZ

Já há algum tempo comecei a receber por email essas mensagens do PADRE PAULO M. RAMALHO, 
da Paróquia de São Gabriel em São Paulo . Não sei como ele chegou até a mim, mas, seja como for, passei a receber semanalmente suas mensagens e reflexões e estava pensando em compartilhar aqui no blog com vocês, pois muitas são tão interessantes e dizem tanto que achei que mais pessoas deveriam ter contato com suas palavras. E agora, essa semana após a passagem do PAPA FRANCISCO pelo Rio de Janeiro que mobilizou multidões, acredito ser o momento ideal para retransmitir suas dicas e pensamentos.
Vou procurar postar uma vez por semana seus dizeres e gostaria de saber o que vocês acham disso, pois se gostarem eu continuo e caso contrário não posto mais.
Então por favor deixem seus comentários com a opinião de vocês !!!!!!

TER RAZÃO OU SER FELIZ 
Outro dia um amigo me contava que conheceu um senhor que logo no primeiro contato manifestou um espírito piadista. Esse amigo ficou um pouco desconfiado pensando que aquilo era uma provocação, mas logo percebeu que fazia parte de um espírito alegre e bem-humorado.

Depois de um pouco de conversa, ficou curioso e perguntou a esse senhor o que o levava a ser tão bem-humorado. E ele explicou: uns anos atrás, vendo a dificuldade do relacionamento humano, como muitas vezes as coisas ficam tensas, em pé de guerra, e cansado de observar isso se repetir continuamente, pensou que na vida há duas posturas que se podem tomar na convivência: “ter razão ou ser feliz”. Pois é, dizia aquele senhor, “a partir daquele dia, decidi que o melhor é ser feliz, ver as coisas pelo lado positivo e deixar muitas vezes a razão de lado”.

Que sábia atitude de vida assumiu para si esse senhor!

Quantas horas entre casais e familiares são gastas em discussões intermináveis! Será que não deveríamos assumir a atitude desse senhor, deixando muitas vezes a razão de lado, e optar por sermos felizes?

Há pessoas que são obcecadas em ter razão em tudo! E tornam a convivência muitíssimo difícil!

E a verdade é que há muitíssimas coisas para as quais devemos dizer “tanto faz”. Tanto faz ser de um jeito ou de outro. Tanto faz se vamos assistir a um filme ou a outro, tanto faz se vamos fazer um passeio em um lugar ou em outro, tanto faz se hoje vamos sair de casa ou vamos ficar em casa etc. Eu diria que há um campo  bastante pequeno de coisas das quais não se pode abrir mão. Para quem tem fé, por exemplo, não se pode abrir mão de evitar fazer algo que ofenda a Deus. Não se pode abrir mão de reprimir ações que serão uma ofensa a alguém ou ocasionarão um dano grave a alguém. Mas, insisto, esse campo é bastante pequeno. Diria que 90% pertence ao reino do “tanto faz”, do opinável.

Por que é tão difícil abrir mão, assumir que há muitas coisas que tanto faz? Porque para que se abra mão de algo, é preciso abrir mão do nosso egoísmo, dos nossos gostos e interesses. E isso é muito difícil. Mas precisamos aprender a ser menos egoístas e sentir alegria em fazer o outro ser feliz e não  nós mesmos.

Aquele senhor estava imbuído desse espírito! Quando dizia que tinha optado por ser feliz, não queria dizer que não se importava com nada. Queria dizer que tinha optado por fazer o outro ser feliz, tinha optado pelo amar. De fato, se optamos pelo egoísmo, vamos cair em discussões intermináveis, vamos optar por ter razão em tudo.

Façamos o propósito, na convivência com os outros, de amar e fazer com que os outros sejam mais importantes do nós. Façamos isso e, sem dúvida, teremos optado pelo melhor: teremos optado por ser felizes.

Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo M. Ramalho

Para quem quiser saber mais ou entrar em contato com o PADRE PAULO seguem seus dados:

Email (para comentários e marcar aconselhamento : falar.paulo@gmail.com)
Site: http://www.fecomvirtudes.com.br (aqui você tem acesso a todas as mensagens divulgadas e também pode inscrever-se no Grupo e receber as mensagens semanalmente).
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001797967721

-- 



10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a mensagem, muito bacana você ter compartilhado conosco, bjos. Luana Laura

Anônimo disse...

Amei a mensagem! Pode continuar muito bom ter mensagens assim, nos motivam!

Bjoss

Anônimo disse...

Que lindas e sábias palavras! E que, assim como as mensagens deixadas pelo Papa Francisco, saibamos aplicá-las no nosso dia a dia, na convivência com o outro!
Quanto à continuidade, acho importante sim, importante demais, mas faria a divulgação mensalmente e não toda semana. Acho que receberíamos os ensinamentos, sem mudar a essência já consagrada do seu blog. Mas você decide!!! Beijos.

fabiola disse...

Andreia, achei super legal. Eu tenho o habito de imprimir e colocar essas mensagens nos escaninhos de correio do meu predio.
E ja imprimi esta mensagem e mandei distribuir.
Valeu
Fabiola

Sandra disse...

Sabio.
Não é mto facil, mas vale a pena tentar

Anônimo disse...

Acho a ideia fantastica.Fonte de inspiracao para todos que vivem com FE. Sorry, meu teclado e em ingles. Pode continuar a postar mais e mais.Abcs.Tatiana

Anônimo disse...

Oi Andrea. Como pedisses a nossa opinião vou dar a minha: por mim o blog continuaria como sempre foi - sem as mensagens. Mas o blog é seu, você é quem decide. Vou continuar acompanhando de qualquer maneira pois adoro seus posts. Um beijo

Emanuelli Santos disse...

Adorei a msg. Eu acho que vc continuar postando essas msg pois alimentar a lma e o espirito é sempre bom.

telma disse...

Adoro o teu blog...
Amei a mensagem e copiei....vou passar estas palavras para alguns amigos...!
Quanto a divulgação aqui no blog, se continuar postando... irei continuar lendo e encaminhando....faz bem ao espírito...dá ânimo palavras assim!!!
beijos e boa continuação!

Telma Farges

Tel Monteiro disse...

Eu adoro as mensagens dele... já tinha lido umas no blog da Lala e agora pelo seu. Obrigada por partilhar conosco... acabei de me inscrever!

bjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...