14 de maio de 2013

AS ESCULTURAS VIVAS DE MARITZA

Tenho a sorte de ter, além de muito queridas, amigas pra lá de talentosas e fico super feliz de poder divulgar o trabalho delas aqui no blog pois, se não fosse através desse nosso canal de relacionamento, muitas de vocês, principalmente as que não moram no Rio, não saberiam dessas novidades!
E hoje quero mostrar o trabalho lindo e diferente de MARITZA ORLEANS E BRAGANÇA, que é paisagista e artista plástica e agora une suas duas especialidades, combinando plantas com peças em aço corten, resultando em esculturas vivas de um visual incrível!
  A ideia surgiu na edição de 2010 da mostra Casa Cor Rio, quando Maritza montou, no jardim a instalação de um labirinto em aço onde contava a história da evolução das plantas e amadureceu na edição do ano passado, quando mostrou uma prévia deste trabalho.
Agora ela realiza uma exposição, denominada CONTRASTES,  de 16 esculturas no Escritório de Arte, um charmoso sobrado no Horto.
 “Minha proposta foi, através desse encontro entre leveza e rigidez, fazer uma analogia ao que vemos no urbanismo de nossas cidades. É impressionante a capacidade das plantas de se proliferar e crescer em locais inóspitos como as frestas de construções, telhados abandonados e outros ambientes hostis”, explica MARITZA.
Como são peças que recebem organismos vivos, ela projetou um sistema de retenção de água em cada uma, para facilitar a manutenção das plantas.
Mas o que mais chama a atenção é realmente o contraste ( daí o nome da exposição ) da fragilidade de plantas como orquídeas, rosas, avencas e folhagens tropicais com a rigidez do aço.
Fui na inauguração da mostra, já conhecia esse trabalho dela das duas edições da Casa Cor  ( e é ela quem faz o jardim da minha casa, tenho uma parede verde linda, toda irrigada, na minha varanda ! ) e posso dizer que são peças que ficam espetaculares em um jardim ao ar livre ou mesmo um espaço interno, tipo uma casa com varanda ou um " hall " grande.
 Gostei tanto que ainda estou procurando um cantinho para uma delas aqui em casa!

A exposição fica até o dia 25 de maio no Escritório de Arte, na Rua Pacheco Leão, 758, sobrado, Horto. 
E quem quiser falar com Maritza, o email é maritzaorleans@maritzaorleans.com

ALGUMAS DAS PEÇAS EXPOSTAS
 A SUPER TALENTOSA MARITZA



2 comentários:

AG disse...

Adoraria ver fotinho da sua parede! Bj

Anônimo disse...

Que trabalho lindo! Coisa de artista juntar a fria rigidez do aço à delicadeza e beleza das flores!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...