Decoração       Moda       Eventos       Gourmet       Viagens       Dicas

15 de agosto de 2012

MAIS UMA EXPOSIÇÃO DE VANGUARDA NA GALERIA ARTUR FIDALGO


Meninas, depois de tantos posts sobre moda , nada melhor do que um pouco de arte e cultura , não ?
Pois eu tenho uma super dica para dar para vocês nessa área : A exposição conjunta de três artistas com obras completamente diferentes, na GALERIA ARTUR FIDALGO e no anexo ARMAZÉM FIDALGO .
 Sempre gosto de passar para vocês tudo que o ARTUR ,  amigo querido e pessoa de visãofaz, pois suas escolhas são sempre bacanérrimas ! 
O coquetel de abertura será amanhã , dia 16 de agosto a partir das 19 horas .

Vou postar o release que recebi para vocês entenderem bem o que vai acontecer por lá amanhã :

A ARTUR FIDALGO GALERIA inaugura dia 16 de agosto a exposição Viagem Pitoresca ao Rio de Janeiro Contemporâneo – Volume I , de Danilo Ribeiro, sob a curadoria de Fernando Cocchiarale
A mostra é composta de 18 pinturas que retratam paisagens urbanas e personagens típicos do cotidiano carioca, como marombeiros, surfistas, garotas na praia, policiais e vendedores de mate.
Numa clara referência aos pintores viajantes dos séculos 17 e 18 – Albert Eckhout (1610-1666) e Jean- Baptiste Debret (1768-1848) , Ribeiro atualiza e transmuta, do ponto de vista do observador local, o olhar dos pintores europeus sobre o país e busca também um tratamento pictórico mais adequado a esta atualização.

Para Danilo , a série de quadros dos cariocas é um exercício de imaginação que tem como ponto de partida colocar-se no papel de um observador local do Rio de Janeiro de hoje e tentar identificar e exemplificar os tipos existentes na cultura carioca atual. “Claro que, como em todo o trabalho que desenvolvo, e nesse não poderia ser diferente, há a preocupação com a pintura em si, sem deixar que ela se torne algo secundário na realização do projeto. Tão importante quanto manter-se fiel a proposta é criar quadros que se sustentem como pinturas”, declara.
Dos pintores históricos o artista extrai a temática, reelaborada a partir da familiaridade do seu olhar, por conseguinte diversa da visão de mundo dos antigos viajantes que buscavam exotismos tropicais. Assimila, porém, com igual ênfase, elementos espaciais e pictóricos das obras produzidas no Brasil colonial, Real e Imperial: a escala das figuras em relação aos quadros (Eckhout) e o tratamento aquarelado −, sobretudo no que se refere aos fundos das telas (Debret). 


Já  as mostras de Flávia Metzler e Alessandra Vaghi serão exibidas no anexo, o ARMAZÉM FIDALGO .

No Espaço II, dentro da galeria, Alessandra expõe esculturas híbridas, “Paisagens Engessadas”, uma instalação que se vale de objetos garimpados em antiquários, sem valor como elemento decorativo ou mobiliário, que emergem restaurados de maneira singular e deslocados ao campo da arte como suportes de intervenção. Sua obra envereda pelo caminho sinuoso da arte contemporânea em intensa relação com o patrimônio histórico, pondo em cheque esta categoria da “restauração”, mostrando-nos que as recuperações do passado e o cultivo das relíquias de outrora requerem de nós um olhar imaginário, uma recriação para que o próprio tempo surja tatuado na superfície das coisas, um tempo que persiste como erosão assim como gosto saturado.
A vitrine do ARMAZÉM FIDALGO será ocupada por uma imensa pintura de Flavia Metzler. Neste trabalho, feito especialmente para o local, a artista, inspirada no Palácio Amalienburg, ( locação do filme “O ano passado em Marienbad” ), mescla em sua pintura elementos decorativos da arquitetura palaciana .





Danilo Ribeiro – Viagem Pitoresca ao Rio de Janeiro Contemporâneo – Volume I
Curadoria: Fernando Cocchiarale
Alessandra Vaghi – Paisagens Engessadas
Flávia Metzler – Uma só ideia impregna a imensidão
Abertura: quinta 16 de agosto às 19h (aberta ao público)
Exposição: 16 de agosto a 22 de setembro de 2012
Segunda a sexta, 10 às 19h | sábado, 10 às 14h

GALERIA ARTUR FIDALGO
Rua Siqueira Campos 143 | 2º piso
Copacabana | RJ
TEL : ( 21 ) 2549-6278
arturfidalgo.com.br






7 comentários:

Anônimo disse...

Essa galeria é o máximo !
Dica ótima !

Anônimo disse...

Adorei !!!
Mtos bjos.
Cynthia.

Anônimo disse...

O Fidalgo é conhecido como "um excelente "no que faz. Craque e muito correto.

Beijos da Heleninha

Anônimo disse...

Essa galeria é o máximo! Sem dúvida a com melhor programação.
Beijos e sempre nos mantenha atualizadas ,adoro !
Wanda.

Anônimo disse...

Que bárbaro,conheço o trabalho da Alessandra.Nos vemos lá....

Anônimo disse...

Passei aqui para dar um feedback.Fui na exposição e achei espetacular !
A galeria soube mesclar mto bem pintura,instalação e música.Espero que a galeria continue com essa pegada e vigor.
Fernanda.

blog da andrea rudge disse...

Fernanda,
Adorei seu feedback! O Artur é excelente no que faz, além de ser uma pessoa maravilhosa ! Ele e a Cynthia são meus amigos há anos e sei da seriedade e competência dele !
Bjs e obrigada pelo comentário !
Andrea

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...