Decoração       Moda       Eventos       Gourmet       Viagens       Dicas

7 de maio de 2012

"UMA OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA"

Vocês acharam que eu endoidei com esse título do post, não é  ? ahahahahaha !!!!!!

Mas não !!!!! Vou explicar o que ele significa! 
Semana passada, lendo a ELLE brasileira de maio, me deparei com uma matéria sobre como as pérolas continuam sendo, em jóias tanto clássicas como contemporâneas , objeto de desejo para mulheres de todas as idades .
E a matéria explicava como " nascem " as pérolas naturais e suas variedades.
E a história é a seguinte : Cada vez que o molusco que habita uma concha é invadido por um corpo estranho, ele secreta o nácar, substância que , depositada sobre o invasor, cristaliza-se rapidamente, neutralizando o agressor. Com o tempo, as camadas de nácar se sobrepõem umas às outras, dando origem às preciosas bolinhas. Por isso, a afirmação que postei como título do post, que é o nome de um livro do escritor RUBEM ALVES, é ao mesmo tempo curiosa e verdadeira, pois a pérola só nasce se o molusco dentro da ostra é atacado!  
E as mais raras e valiosas são as totalmente redondas, que só se formam quando o "intruso" é totalmente recoberto e a secreção é distribuída de maneira uniforme, o que é uma raridade!
As pérolas naturais representam menos de 3 % da produção mundial, por isso são tão caras.
Muito interessante essa explicação , vocês não acharam ?
Bom,  depois de ter lido essa matéria na ELLE ( muito bacana e completa por sinal ! ) , tive a ideia de fotografar na SARA JÓIAS várias peças com diferentes tipos de pérolas, pois nada mais perfeito para presentear uma mulher, especialmente agora no DIA DAS MÃES, do que com uma jóia eterna e extremamente chique como essas! 
E não pensem que todas as pérolas verdadeiras são caríssimas ; dependendo do tipo 
( veja a tabela abaixo falando sobre isso ) , elas podem ser bem acessíveis ( e não estou falando de pérolas feitas de resina ou plástico !) .
Para quem se interessar por essas e outras peças deslumbrantes , a SARA , dispõe de jóias desde 1.500 reais e divide em até 10 vezes no cartão
Então não há motivo para as mães ficarem sem um presente no dia delas ! 
Vejam abaixo quantas opções de presentes maravilhosos para todos os gostos e bolsos! 

TIPOS DE PÉROLAS :

AKOYA : Também chamada de pérola japonesa, é menor, e nasce nos mares do Sudeste Asiático-Japão, Coréia e China. As cores variam do branco ao rosa, passando por nuances prateadas.

DE ÁGUA DOCE : Conhecida como BIWA porque nos anos 50 foi cultivada no lago homônimo no Japão, é encontrada em moluscos de lagos e lagoas. De forma irregular, é menor e menos valiosa, porém tende a ser mais durável.

KESHI : Totalmente composto de nácar, esse tipo de pérola não tem núcleo, ou seja, se forma quando o molusco expele o corpo estranho. Menores e menos valiosas, as KESHIS são consideradas um subproduto das pérolas de cultivo, mas chamam a ateção pelo brilho.

SOUTH SEA : É a maior e mais rara, com um tamanho que pode chegar a 20 mm de diâmetro. As SOUTH SEAS foram uma febre nos anos 90 , mas acabaram perdendo espaço para as chinesas, mais baratas e fáceis de serem encontradas.Cultivadas nas costas de corais da Austrália, de Myanmar, do Tahiti e das Filipinas, podem ser brancas, negras ou douradas. A negra é a chamanda " Pérola do Tahiti " e pode ter um tom cinza claro ou exibir um arco-íris de cores.

COLARES MARAVILHOSOS DE VÁRIAS VOLTAS, SÓ DE PÉROLAS OU MISTURADOS COM PEDRAS PRECIOSAS OU OURO






 ANÉIS DE VÁRIOS TIPOS, MAS TODOS DESLUMBRANTES!
BROCHE QUE USADO EM QUALQUER ROUPA DÁ UM UP TOTAL!
 BRINCOS PARA TODOS OS ESTILOS E BOLSOS!





 PULSEIRA SUPER DIFERENTE E CHIQUE !





21 comentários:

Anônimo disse...

Vc só soube disso agora?? Eu tenho apenas 18 anos e sei disso desde os 8. Adoro moda mas está ai a diferença em qm a vê como hoobie e qm a vê como principal objetivo de vida - acaba se tornando superficial!

Anônimo disse...

Eu sei q vc n aprovará o comentario acima, mas veja isso como um estimulo para aprofundar suas leituras. Vida n se resume a maneira de se vestir. Saber de onde veio as pérolas e n apenas usá-las pode ser bem interessante. Faça mais isso. Conselho de uma menina de 18 anos q se veste bem, adora moda mas tbm bons livros e futura médica!

Anônimo disse...

Matéria e idéia super interessante para o Dia das Mães!!!?..beijocas B.

Anônimo disse...

colares lindos.
realmente quase toda mulher tem nem que seja um anelzinho de pérolas.
besos
vivi

The Sisters disse...

Adoro pérolas...deixam a mulher elegante sempre!
Beijo,

www.thesistersstyle.blogspot.com

Aurélia Mattos disse...

Perolas são excelentes presentes para o dia da Maes. bjss
www.aureliamattos.com.br

Anônimo disse...

Que comentário mais imaturo e desnecessário este da "garotinha-de-18-anos-que-tem-muita-estrada-pela-frente"!!
Vá estudar então "garotinha-de-18-anos-que-tem-muita-estrada-pela-frente"!!
A inveja é coisa triste...mas devemos compreendê-la, não é mesmo?
Bjs Andrea, vc é maravilhosa!!

blog da andrea rudge disse...

Anônimo,
Se vc reler o post, vai ver que em nenhum momento eu disse que não sabia a origem das pérolas ( fato que eu já sabia, mas que não considero essencial esse conhecimento para a vida de ninguem ). Achei apenas a matéria da ELLE interessante ( além do que falei , há mais explicações para quem gosta desse tipo de jóias) e através dela tive a ideia de sugerir peças em pérolas como presente para o Dia das Mães.
A explicação da origem delas serviu como uma introdução ao que eu escrevi, pois tenho certeza que muita gente não é tão culta como você e gostou de saber porque pérolas podem ser tão caras.
Há um ditado que diz : " Vivendo e aprendendo " e você quando for um pouquinho mais velha vai ver que há sempre coisas a aprender na vida, não importa o quanto vc leia ou estude.
Bj
Andrea

Camila disse...

Andrea, gosto muito de ler e realmente não sabia o do porque das perolas serem tão caras. Eu agradeço a informação.

Beijos,

Camila

Solange disse...

Meninas, o Blog da Andrea também é cultura. Como ela disse, vivendo e arendendo.

Solange

Patricia P disse...

Anônimo, Li mais de uma vez o post da Andrea. Em momento algum ela falou que não sabia a origem das pérolas. Da mesma forma que você a "criticou", eu vou fazer uma critica para você: quando ler, tenha um pouco mais de atenção, pois assim voce não escreve besteira.

Patricia P

Priscila disse...

Menina de 18 anos e futura medica, o blog da Andrea é muito gostoso de se ler, sempre com novidades e materias super interessantes. Achei o artigo sobre as pérolas muito boa e poderia dar tranquilamente uma nota 10 ao texto que tenho certeza que ela escreveu com muito interesse e carinho para suas leitoras. Já sabia de algumas informações, mas outras, aprendi com muito gosto. Andrea, não ligue para esta geração que acha que sabem de tudo e continue nos deliciando todos os dias com seus posts maravilhosos. Adoro e sigo muitas das suas dicas.

abraços, Priscila

Anônimo disse...

Valeu a dica para o presentinho do dia das mães. Shopping leblon lá vou eu.

Teresa disse...

Sei que minha mãe adora pérolas e nunca passou na minha cabeça em comprar algo assim para ela, pois sempre tive na cabeça que era um presente muiiiiiito caro, mas segundo você tem algo mais em conta. Vou correr e tentar achar este presentinho milagroso.
T

ANA LAURA disse...

Amei todos os colares e pulseiras.

Xo Xo

Anônimo disse...

vergonha alheia dessa menina de 18 anos...

Anônimo disse...

Nossa, Andrea, vi o seu post no horário do almoço....Antes de ir para casa dei uma passadinha rápida no Shop. Da Gávea para lanchar e ver um presente para minha mãe, que inicialmente era uma roupa....Achei tudo tao caro e acabei comprando....um colar de pérolas!!!! Juro que na hora não lembrei da matéria, mas acho que de alguma forma acabei sendo (muito bem) influenciada. Muito obrigada pelos posts tão deliciosos de ler.
Maria Clara.

Anônimo disse...

E eu resolvi procurar um anel de perolas, acho que mamy vai adorar!!!
O post valeu pela idéia, e menina de 18 anos... ao ler um texto nao seja tao critica logo de cara. Outras leram e acharam maravilhoso ... e c'est la vie.

Carla R. disse...

Andrea, Parabéns! Seu post está lindo, rico em informação, ideias de presentes para nossas queridas mães, sogras, avós, super bem apresentado, além de tratar de um clássico: pérolas!! Amei!! Obrigada mais uma vez, passar no seu blog e dar uma "voltinha" olhando as novidades, é um relax delicioso!! Mil beijos, Carla

Maria Beatriz disse...

Dica + do que anotada. Vou dar uma para ela e outra para mim por segurança, né!!!!!

Lia disse...

Andrea, me atualizei hoje, pois estava viajando. ADOREI OS NOVOS PARCEIROS. Amo as peças da Sara e da Amsterdan. Parabéns

Lia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...